quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gerundismo: vamos estar melhorando a nossa fala

Este texto deveria ser parte da postagem Como atender bem, mas o gerundismo é algo tão inconveniente que requer uma abordagem exclusiva. O atendente que “fala no gerúndio” e não percebe como isto é desagradável, irritante, precisa passar um dia inteiro ouvindo gravações de atendimentos no setor de monitoria do call center – aliás, esta é uma boa sugestão de coaching para os supervisores de plantão.

Conheço a história da introdução do gerundismo no telemarketing brasileiro e sei que isto é resultado de formação escolar deficiente e falta de discernimento de um monte de gente, começando por altos executivos que implementaram este ramo de atividade no país, mas tal análise não vem ao caso. Importante mesmo é saber que podemos estar melhorando a nossa fala apenas falando melhor.

Você pode estar esperando encontrar a solução do problema neste ensaio, o que não seria impossível, mas desestimularia o consumo de pílulas literárias, medicamentos que podem ser usados sem receita médica. Por isso vou estar sugerindo que você pesquise as causas, os sintomas e a cura do gerundismo em bibliotecas públicas, escolas, cursos de língua portuguesa, sites na Internet. O tratamento consiste em ler, escrever, raciocinar, aprender, ler mais... É um ciclo vicioso que torna a fala mais correta e agradável.

Os efeitos colaterais dos remédios são autonomia e objetividade. Antes de iniciar o processo de cura, o “gerundista” faz tudo em equipe: vamos estar transferindo sua ligação. Mas logo que começa a se medicar, ele passa a atuar sozinho: vou estar encaminhando sua solicitação. E ao concluir o tratamento, o gerundista se torna autônomo e objetivo: vou agendar a visita técnica.

Como os efeitos colaterais são benéficos, podemos estar estudando um pouco de conjugação verbal para eliminar o gerundismo do nosso cotidiano. Clientes, monitores de call center e demais pessoas que precisam ouvir nossa fala agradecerão imensamente. E como o tratamento é muito barato, acessível e enriquecedor, vale a pena fazer este investimento


Dica do Operador:

Há muitos websites ensinando a curar o gerundismo. Faça uma pesquisa na Internet e descubra como é fácil resolver este problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário